Candango! - Orquídea

Outras Ondas

Orquídea

Texto: Bárbara de Alencar

Raras ou comuns, grandes ou pequenas, independentemente do preço, as orquídeas já conquistaram admiradores em todo mundo, tanto pela indescritível beleza, como pelo inigualável perfume. Em Brasília, o Orquidário Nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aberto a visitação de segunda a sexta-feira, abriga aproximadamente três mil exemplares de diversas espécies e gêneros dessa flor. 

Entre os tipos que podem ser contemplados durante o passeio, está o Grammatophyllum speciosum, considerado “a maior orquídea do mundo”. O exemplar brasiliense, de 6 anos,  possui 19 hastes florais, com três metros de altura, coroado por mais de 400 flores. Natural da Malásia, a muda recebeu um tratamento diferenciado pra sobreviver às diferenças climáticas. Com o intuito de driblar a falta de umidade, abundante em seu país de origem, foi construído um pequeno córrego ao seu redor, que a mantém a salvo da secura do Planalto Central.

Os interessados em conferir as orquídeas, uma das maiores famílias botânicas existentes, podem optar por uma visita guiada ou sem compromisso. Para o tour realizado com Lou Menezes, deve-se agendar o passeio  previamente pelo telefone (61) 3316-1212.

Orquídeas do Brasil

Inaugurado em 1982, o orquidário faz parte do projeto Orquídeas do Brasil, criado no mesmo ano e responsável pela redução da pressão do homem sobre as espécies naturais, que brotam nas florestas brasileiras. Palestras voltadas para a educação ambiental e publicações de material acadêmico relacionado à pesquisa sobre essa parte específica da flora brasileira são algumas das ações instituídas pela iniciativa.

Na opinião de Menezes, que também é coordenadora do projeto, o centro especializado em cultivo de orquídeas pode ser considerado "a pérola" do instituto do meio ambiente. "O Orquidário é a jóia da coroa do Ibama. No meio de tanta burocracia,  ele traz beleza, lazer e conservação ambiental em um só local”, ressalta Menezes, que desde a adolescência dedica-se ao cultivo dessas plantas.

Confira nossa galeria de imagens para saber mais sobre o local.

Serviço:
Orquidário Nacional do Ibama
Local: SCEN Trecho 02, Ibama Ed. Sede, Brasília – DF (Acesso pela L4 Norte)
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.
Telefone: (61) 3316-1212

Fotos: Bárbara de Alencar